Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Dia Mundial do Rock



O Rock 'n Roll, é um estilo musical que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e inicio dos anos 1950, com raízes nos estilos musicais afro-americanos, como: country, blues, R&B e gospel, e que rapidamente se espalhou para o resto do mundo.
 O instrumento mais comum neste estilo de música é a guitarra, sempre presente nas bandas, podendo possuir um único instrumento, ou dois com funções diferenciadas (guitarra base e solo).
 Normalmente as bandas, alem do instrumento predominantes, a guitarra, são formados por um: contrabaixo (após 1950 um baixo elétrico) e uma bateria. Nos primórdios do Rock 'n Roll, também se utilizava o piano ou o saxofone frequentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplantados geralmente pela guitarra a partir da metade dos anos 1950.
 A batida é essencialmente um Blues com Country com contratempo acentuado, este ultimo quase fornecido por uma caixa-clara. A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único. Muito além de ser simplesmente um gênero musical, como visto nos filmes e na televisão e de acordo com a mídia que se desenvolvia na época, influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. (Fonte: Wikipédia)

 O termo "Rock 'n Roll" deriva-se de "Rocking and Rolling" cujo o significado é "balançar e rolar" esta expressão refere-se tanto à livre pratica de sexo, quanto ao ato de dançar propriamente dito. Este termo já era utilizado desde o inicio do século XIX, ainda muito antes de ser escolhido para nomear o novo estilo musical. Este batismo costuma ser atribuído ao disc-jóquei americano Alan Freed (1922 - 1965), o qual seu programa de radio foi um dos principais responsáveis pela popularização desta nova onda musical, altamente dançantes, que logo contagiou toda a juventude do país e do mundo.
 Roy Brown, por exemplo, era um cantor negro norte americano, um dos grandes interpretes do blues dos anos 40, lançou em 1947 a musica " Good Rocking Tonight", esta que se tornou a mais conhecida entre todas as que utilizavam a expressão. 

Na década de 60, o rótulo foi abreviado para "Rock", para abranger as mudanças provocadas por artistas como Bob Dylan e os Beatles, abrindo assim, um leque de infinitas variações: Rock Progressivo, Rock Psicodélico, Folk Rock, Heavy Metal, Hard Rock etc etc. A partir de então, o termo "Rock 'n Roll" passou a significar e ser utilizado para o estilo original, característico da década de 50. 




























Em comemoração ao dia Mundial do Rock, vim contar um pouco sobre a base inicial da história do Rock 'n Roll, é claro que o Rock não é só isso, posso escrever aqui um livro sobre Rock 'n Roll, que garanto para vocês que ainda irá faltar alguma coisa, mas quem sabe em um próximo post eu não falo um pouquinho mais sobre essa história que é realmente tão interessante?


E Viva o Rock 'n Roll Baby \,,/

3 comentários:

  1. Olá que bacana, eu jamais imaginei o significado do Rocking and Rolling. Agora já sei!!! Viva o Rock :-) Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post super informativo, sou apaixonada pelo estilo musical e agora sei o verdadeiro signifcado do termo adorei! ♥


    www.pinupmoderna.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro rock, meu estilo musical favorito. Mas vou confessar não sabia desse histórico não, mas adorei saber um pouquinho! Beijos.
    Bolicho da Guria
    Fan Page

    ResponderExcluir